Pular para o conteúdo principal

Top 05 Melhores Álbuns de 2022


Está servido? 

O cardápio musical de 2022 foi fantástico. Confesso que ouvi menos lançamentos do que gostaria, mas até que consegui ouvir bastante coisa com a atenção merecida. 

Obviamente devo ter deixado muitos de fora, que com certeza, ano que vem darei aquele famoso tapa na minha testa me perguntando como deixei tamanha iguaria passar, mas por ora, me dou por satisfeita.

Agora é hora de comemorar que muitos dos nossos artistas ainda estão vivos depois de tempos turbulentos, e que ainda estão nos presenteando com a graça de suas epifanias. 

Antes de começar quero lembrar que essa lista não está por ordem de preferência. Todos os que aqui estão já estiveram no meu top 1 em algum momento do ano e isso que importa.

Outro recado: deixei os lançamentos nacionais de fora, porque não ouvi o suficiente para opinar. Esse foi o meu maior vacilo de 2022, espero consertar isso ano que vem.

É isso. Boa degustação pra todos nós, hoje e sempre. 🥂


Björk - Fossora

Sou suspeita pra falar de Björk, mas não tinha como não ser.. Björk entregou um álbum diferente do que se esperava.  Ela vinha numa crescente mais introspectiva em seus respectivos últimos trabalhos; era nítido o ar melancólico, conceitual, sofrido, e neste último ''Fossora'', está mais balanceado, eu diria que está mais agridoce.

Ela mesma disse em entrevista que a ideia principal era manter um padrão, ia ser um ''álbum de clarinete'', mas no meio do caminho ela resolveu tocar o foda-se. Acho que isso deu um ar novo para aquilo que ela vinha fazendo, deu um ar espontâneo.

Ouvir esse álbum foi como andar numa floresta, olhar para seres folclóricos, perceber a beleza da natureza, o real e o fantástico. É uma celebração da morte e da vida. Um respiro de gratidão e encantamento, pra mim, não é só um dos melhores álbuns do ano, como da discografia inteiro dela.

Ah e os clipes ficaram sensacionais, principalmente o Ancestress, parecia até que foi dirigido pelo Akira Kurosawa.


Rammstein - Zeit

Confesso que sempre ignorei Ramnstein anteriormente. Não gosto tanto desses denominados ''Metal Industrial'' ou coisa parecida, e a imagem que eu tinha daquela famosa música ''Du Hast'', evaporou quando resolvi ouvir o novo álbum Zeit.

A sensação que tive era como se fosse um gótico debochado. Não com fins humorísticos, mas de maneira séria, um deboche inteligente a questões pertinentes dos tempos atuais. Depois fui pesquisar um pouco mais e percebi que eles são assim mesmo, não é de agora. Não deu outra: achei sensacional!

Ainda tenho que ouvir os outros álbuns, mas posso dizer que gostei bastante da experiência. É um dos melhores que ouvi, sem dúvida.



Behemoth - Opvs Contra Natvram

Quem diria que eu fosse me interessar por Death Metal, e agora cá estou eu colocando uma banda desta vertente como melhores do ano.

Pra mim, ouvir Behemoth é uma experiência cinematográfica. Mais precisamente: é como assistir um bom filme de horror. É uma banda que tem sim um apelo visual marcante, mas o som é consegue ser ainda mais agressivo.

Cada álbum eles vinham se superando na qualidade técnica e neste a banda se superou. É uma barulheira que se ouve com nitidez os instrumentos, para uma banda deste estilo é um feito muito grande.



Children of the Sun - Roots

Com a mesma energia do maravilhoso Rival Sons só que um toque mais folk e mais feminino, Children of the Sun me surpreendeu bastante ao mostrar a que veio com canções marcantes, pegajosas no bom sentido da palavra.

A banda segue os mesmos passos da banda Blues Pills, só que parece caminhar para um som um pouco mais pop, dentro do limite. Acredito que essa banda vai crescer ainda mais nos próximos álbuns, estarei de olho e acompanhando.



Ouçam a música ''Man in the Moon''.



Jack White - Entering Heaven Alive

O que mais me admira no Jack White é que ele é uma fonte inesgotável de criatividade. Cada banda em que esteve, ou está, soa diferente um do outro, assim como seus discos solo.

Pra você ter uma ideia, Jack White lançou dois álbuns num mesmo ano, e os dois não tem nada a ver um com o outro. Em cada um ele usa estilos diferentes pra compor uma verdadeira salada musical que é capaz de deixar Prince orgulhoso onde quer que esteja.

Meu preferido é o ultimo lançamento ''Entering Heaven Alive'', com uma pegada mais folk, Jack White constrói um álbum sublime, com ótimas referências, letras instigantes, ele compõe um repertório matador do começo ao fim.



Bônus
Bruce Springsteen

Não tinha como não citar Bruce Springsteen. É impressionante que este homem não lança nenhum álbum ruim. Nenhum. Sem exagero.

Com este álbum de covers não poderia ser diferente. São canções escolhidas a dedo pelo Bruce, só o melhor da Soul music, clássicos indiscutíveis. 

Vida longa ao Springsteen!



Álbuns que não entraram no meu top 05 mas poderiam entrar facilmente...

  • John Mellencamp
  • Kreator
  • Magna Carta Cartel
  • Ratos de Porão
  • Slipknot
  • Dead Cross
  • Porcupine Tree
  • Iggy Pop/Catherine Graindorge
  • The Cult
  • Artic Monkeys
  • Candlemass
  • Spiritworld
  • Fantastic Negrito

Que venha as iguarias de 2023!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sade, O Simples Bem Feito

  Impossível não se sentir seduzida.

Dave Van Ronk, Sucesso Nas Entrelinhas

  Ou Seria entre Acordes?