Pular para o conteúdo principal

Melhores Álbuns de 2024 (TOP 12 porque é impossível escolher só 5 OU 10)

 


Não sei como mas esse ano foi o que mais ouvi lançamentos, (comparado aos dois últimos anos onde me coloquei nesse desafio de estar por dentro de tudo na medida do possível, claro.)

Em 2022 ouvi 74 discos. (+18 que peguei pra ouvir depois de recomendações)
Em 2023 ouvi 57 discos. (+14 que peguei depois).

Mas esse ano de 2024... eu simplesmente enlouqueci...

COMO ASSIM CONSEGUI OUVIR 112 DISCOS????

No ano onde mais senti que estive ocupada, nem sei como cheguei nessa marca.

E o mais impressionante é ter ouvido com máxima atenção, no mínimo 2 vezes do começo ao fim.

Para alguns pode parecer pouco, mas pra mim é muito. Sinto que estou no caminho certo, gastando meu tempo com o que realmente vale a pena para mim.

Bom, parabéns pra mim, mas vamos ao que interessa.

A pergunta que não quer calar é: o que prestou de 2024?

Antes de indicar aqui meu Top 12 porque sim, é impossível falar só de 5 ou 10. Quero deixar aqui minhas menções honrosas que poderiam ter entrado em minha lista, mas ficaram de fora por algum motivo.

Ah e uma observação: ouvi pouquíssimos brasileiros, vou pegar pra ouvir depois as melhores recomendações. Ainda sim, na minha lista entraram 2.

Agora sim, vamos ao que interessa:

>> Lista completa de tudo o que ouvi aqui

Menções super honrosas: 

Beth Gibbons : Se você está com tempo e quer se recolher no seu quarto pra chorar, esse disco é perfeito. Instrospectivo e emocionante.

Paul Weller: Se você curte David Bowie e Elvis Costello, vai curtir esse álbum.

Slash: Disco de covers bem produzido. Me surpreendi com a escolha de repertório.

Wilco: Feijão com arroz muito bem feito. Nitidamente inspirado em Neil Young. Mas tem muito a cara deles ao mesmo tempo.

Seasick Steve: Bluezera mistura com Country da melhor qualidade.

Scalpo: Puta que pariu, paulada desgraçada essa banda. Se quer agressividade é com eles mesmos.

Black Country Communion: Rock clássico feito com classe. Até agora estou me sentindo culpada por ter deixado de lado na minha lista de melhores.

JD McPherson: Se você prefere um rockabilly moderno, essa é a pedida certa.

Blood Incantation: Space death metal progressivo, é assim que eu classificaria o som deles. O disco é uma viagem cósmica pesadíssima, esteja preparado pra mergulhar no mais escuro da alma humana.

David Gilmour: Como deixar de mencionar o melhor disco da discografia solo de Gilmour? Quem concorda, respira. 

Tribulation: Gotíquissimo da melhor qualidade, boas melodias, gritos cabulosos. Ótimo pra ouvir em dias nublados e chuvosos.

Massive Hassle: Agora se você quer se sentir num dia lindo de sol, dirigindo numa estrada tranquila ou estando numa praia comendo um delicioso churrasquinho depois de dar aquele tchibum no mar, esse é o disco!


Agora sim, melhores álbuns de 2024 na minha opinião:

12- Céu - Novela


Não chega a ser o melhor álbum da discografia dela, mas qualquer coisa que ela lançasse seria no mínimo interessante. Talentossísima, faz mpb como ninguém.

11 - Milton + Esperanza


O que acontece quando junta duas pessoas que sabem muito de música? Um clássico instântaneo, obviamente. O disco tem uma vibe triste, mas ao mesmo tempo feliz, remete a algo nostálgico porém muito atual. Entre músicas já consolidadas, Milton e Esperanza ainda criam algo que vai além de só interpretações e amor absoluto pela vida e pelas canções: um laço de amizade que une o antigo e o novo em prol da verdadeira arte.

10- Nox Novacula - Feed the Fire


Qualquer banda que chegue perto do que Siouxsie and the Banshees foi, sempre terá meus ouvidos e olhos atentos.  Nox Novacula não é uma nova Siouxsie, mas sabe beber da fonte como ninguém. Gosto do tema mórbido, como manda na bíblia de todo bom gótico, melodias simples, direto ao ponto.

Estou curiosa pra ver como irão se desenvolver ao longo do tempo, já que esse disco acendeu um grande alerta em minha mente pra ficar de olho neles.


09- Uncle Acid and Deadbeats - Nell'Ora Blu 

                                     

Uma grata surpresa, eu aposto que nenhum fã do Uncle Acid and Deadbeats esperava um disco como esse, totalmente fora da curva. E quando digo fora da curva, é FORA DA CURVA MESMO. O álbum é um filme sonoro, daqueles clássicos noir que fazem prender nossa atenção pelo o que está por vir  (o italiano ainda dá um charme a mais).

É um álbum pra ouvir quando estiver com bastante tempo, pra ser degustado com calma, vale muito a pena.

08 - Yajaira - Epopeya


Não conhecia essa banda mas já me tornei fã. Muito bem produzido, pesado, simples e direto, Doom Metal de primeiríssima, capaz de fazer qualquer fã de Black Sabbath ficar interessado.


07- The WAEVE, Graham Coxon, Rose Elinor Dougall - City Lights


Segundo álbum do The Waeve, projeto este composto por nada mais e ninguém menos que Graham Coxon (Blur) e Rose Elinor Dougall (The Pipettes). É um folk britânico alternativo, bastante atmosferico, lindo, bastante influenciado por David Bowie, eu simplesmente amei.

06 - Opeth - The Last will testament


Eis que o Opeth me lança essa pedrada, voltando aos vocais guturais com mais força, mais progressivo do que nunca, letras sensacionais, e uma temática meio batida porém com uma ''roupagem'' nova - À começar pela escolha da letra das canções que fogem do usual. Maravilhoso, é um álbum pra ouvir várias e várias vezes para pegar mais detalhes.

05- The Cure - Songs of a lost world 


E o que dizer então do novo do The Cure? É de cortar o coração de tão triste. Ainda mais reflexivos e melódicos do que nunca, com as famosas introduções longas, The Cure lança o que pode ser o seu último ou penúltimo disco da carreira, com um tom de despedida, ''Songs of a lost world'' é um curativo numa dor latejante do adeus. Impossível não ficar emocionado.

04 - Jack White - No name


Do nada, mas DO NADA MESMO... Jack White lançou na surdina da calada da noite, sem que ninguém soubesse, sem nenhum tipo de divulgação, um álbum que não tinha nome e muito menos capa. Como se fosse uma espécie de ensaio numa garagem qualquer, algo totalmente banal e descartável. E o disco é espetacular!
Sem exagero, isso é o melhor da era de ouro do White Stripes. 

03 - Amyl and the Sniffers - Cartoon Darkness

Essa banda é a definição de como fazer punk ainda nos dias de hoje. Divertidos, debochados e criativos. Amyl é uma figura no palco, totalmente livre e despojada, a banda como um todo também dá um frescor para o verdadeiro punk - ensinado muito bem pelo lendário Iggy Pop. Extremamente carismáticos, sinto que eles irão evoluir muito ainda e esse álbum é só o começo do que está por vir. 

02 - New model army - Unbroken

Sou suspeita pra falar de New Model Army, acho uma banda acima da média, com discos excelentes, qualquer coisa que lançassem acredito que já entraria no meu Top 5 fácil. Pós-punk com pitadas de folk e gótico da melhor qualidade, talvez o meu lado fã esteja sendo generosa demais com esse disco, pois ainda prefiro o anterior, ainda sim sinto que merece estar aqui num posição de destaque pelo fato de ser de uma banda que gosto muito e acho que esse disco vai ficar melhor com o tempo.


01 - Nick Cave & The Bad Seeds -Wild God


Como deixar passar em branco, um álbum de peso como esse? Não no sentido instrumental, mas no sentido da composição das letras. Nick Cave & The Bad Seeds constroem uma espécie de culto para o grande deus da poesia, repleto de sentimentalismo (como tinha que ser), humanidade, e principalmente: conexão com o divino (ou seres cósmicos como queira chamar). Apesar de ser emocionante, é um álbum para sair de alma lavada. Sério, me arrepio do começo ao fim toda vez que reouço. Maravilhoso!

_________________________________________________________________

Obrigada por ler até aqui, ano que vem tem mais!

Feliz ano novo \o/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Influência e o legado de Roxy Music (Comentando a Discografia)

The Thrill Of It All ♪

Top 05 Melhores Álbuns de 2022

Está servido?